Entenda como é criado o software

Um programa de computador, também conhecido como software, consiste em uns e zeros. Isso é conhecido como arquivo binário e é a única coisa que um computador entende.

Então, como passamos de uma ideia para um software pronto? Escrever um binário será lento, tedioso e leva muito tempo. Em vez disso, usaremos o que é chamado de código fonte. O código fonte é instruções de computador que devem ser legíveis por pessoas com pouca prática.

O código fonte pode ser escrito em uma das muitas linguagens de programação diferentes. Estes são os principais usados ​​hoje. Aqui está um programa muito simples escrito na linguagem de programação C ++. Este programa simplesmente exibe as palavras “Hello World” na tela do computador. Para que o computador realmente execute o programa, o código-fonte deve ser convertido em binário. Esse processo é chamado de compilação.

Quando temos uma reinicialização, o computador pode iniciar o programa. Se houver um erro no código-fonte, por exemplo, uma palavra incorreta ou um sinal de pontuação, a compilação falhará e você não poderá iniciar o software. Programas simples podem ser escritos pelo desenvolvedor em um período de tempo razoável.

No entanto, o software profissional pode atrair centenas de desenvolvedores e levar vários anos. Um projeto de software tão grande será dividido em centenas ou até milhares de arquivos. A capacidade de colaborar é essencial para o sucesso deles. O conceito que lhes permite fazer isso é chamado de controle de versão.

Aqui está como isso funciona. Todo o código-fonte do software é armazenado no servidor. Cada desenvolvedor armazena uma cópia desses arquivos em seu computador. Eles podem fazer alterações em um ou mais arquivos e enviá-los ao servidor quando estiverem prontos.

O servidor mantém uma lista detalhada de quais arquivos foram alterados, que alterações foram feitas e quem os enviou. Se a qualquer momento o programa entrar em mau estado, os desenvolvedores poderão cancelar as alterações até que o programa seja executado corretamente novamente.

Os desenvolvedores de software trabalham duro, mas sempre há alguns problemas de código. Chamamos esses problemas de erros. Mesmo depois que o software é lançado ao público, os desenvolvedores devem continuar corrigindo bugs e melhorando o software. É por isso que o software possui atualizações ou novas versões lançadas periodicamente. O software pode ser criado de duas maneiras diferentes, sendo a mais comum a propriedade.

O software pertence a uma pessoa ou empresa e é vendido para ganhar dinheiro. O código fonte não é publicado, apenas o produto final. Quem quiser mudar o software terá dificuldades sem o código fonte. A segunda abordagem é chamada de código aberto.

Normalmente, isso significa que o programa é gratuito e que qualquer pessoa pode acessar o código fonte. Você pode se surpreender ao saber que muitos dos programas que você já usa também são de código aberto. Muitas vezes, os desenvolvedores são voluntários apaixonados pelo software que criam. Muitas vezes, eles nem são pagos. O software pode ser gratuito, mas lembre-se de que as doações raramente são recusadas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*